Conheça os principais mitos e verdades sobre o clareamento dental e saiba mais sobre esse procedimento revolucionárioUm sorriso com dentes brancos e bem alinhados é o desejo de muitas pessoas. Um dos tratamentos mais utilizados para a conquista do sorriso ideal é o clareamento dental. O procedimento é simples e pode ser feito no consultório do dentista ou até mesmo em casa, sempre após a avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações adequadas.
Clareamento dental causa danos aos dentes
Mito. Na verdade, os dentes podem até ficar mais sensíveis por causa do procedimento, mas não ficam danificados ou enfraquecidos permanentemente. O gel clareador aplicado pelo dentista libera as moléculas do pigmento que têm a função de clarear os dentes, o que pode causar uma certa sensibilidade temporária, mas a sensação pode passar em poucos dias.Apesar disso, o clareamento dental não danifica o esmalte dentário, que é a camada de proteção dos nossos dentes. Por isso, se você está pensando em fazer esse procedimento, pode ficar tranquilo quanto a isso, pois os seus dentes não ficarão danificados, pelo contrário, vão ficar brancos como neve.
As restaurações e próteses mudam de cor com o procedimento
Mito. O que muda é a cor do dente amarelado ou escuro, que volta a ficar branco. O gel clareador usado durante o procedimento pelo dentista não modifica a cor das próteses ou restaurações dentárias, já que elas são feitas com um material extremamente resistente a qualquer tipo de substância.Se você tem próteses ou dentes restaurados que aparecem na hora do sorriso, é necessário fazer a troca deles após o clareamento dental, colocando próteses dentárias adequadas para o novo tom do seu sorriso. Afinal de contas, a parte estética conta e muito, certo?
Cremes dentais funcionam como clareadores
Mito. Os cremes dentais possuem pouco agente clareador em sua fórmula ou não possuem e por isso não são capazes de exercer essa função. Porém, as pastas de dentes que são tidas como “branqueadoras” ou “clareadoras” possuem mais agentes abrasivos do que as comuns e podem retirar manchas superficiais que tornam o dente mais branco.
O clareamento em consultório é mais eficaz do que o feito em casa
Mito. O gel utilizado no consultório é mais concentrado, por isso oferece um resultado mais rápido. Porém, quando o tratamento é feito em casa, o dente fica mais tempo em contato com o produto e acaba deixando-o mais branco por mais tempo, logo o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando as sessões no consultório e usando a moldeira em casa. Mas fique atento, esse tratamento caseiro pode ser indicado apenas pelo cirurgião-dentista.
Bicarbonato de sódio clareia os dentes
Em partes. O bicarbonato é uma substância abrasiva e pode retirar manchas da superfície do dente, o que causa a leve impressão de clareamento. Entretanto, o uso do produto deve ser feito apenas em consultório, pois usado em excesso pode danificar os dentes.