bg 01

Limpeza profunda dos dentes – eu realmente preciso disso?

Limpeza profunda dos dentes – eu realmente preciso disso?
A limpeza dental profunda é uma parte indispensável da higiene bucal. Ela consegue eliminar impurezas incrustadas nos dentes, que não podem ser retiradas pela escovação e o fio dental. Portanto, é um procedimento muito mais específico que uma profilaxia comum. A também chamada terapia gengival, é um tratamento que limpa entre as gengivas e os dentes até as raízes. Como uma limpeza regular, o dentista limpará o dente, a linha da gengiva e as laterais dos dentes. No entanto, em uma limpeza profunda dos dentes, eles continuam a remover o acúmulo de tártaro abaixo da linha da gengiva até a raiz do dente. Esse processo também pode ser chamado de “alisamento e raspagem radicular” e pode exigir várias visitas para concluir o tratamento. É mais extensa do que uma limpeza padrão e foi projetada para tratar a doença da gengiva e impedir que ela se agrave.

Como funciona?

Durante uma limpeza dental regular (às vezes chamada de raspagem), o dentista remove a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, acima e abaixo da margem gengival. Já a limpeza profunda envolve a raspagem e a limpeza cuidadosa da superfície das raízes dos dentes (o que chamamos de alisamento radicular). Esse processo também pode ser chamado de “alisamento e raspagem radicular”.

Qual é a diferença entre a limpeza profunda e uma regular?

Sua boca está cheia de bactérias e placas, razão pela qual é recomendado o hábito de escovar e usar fio dental duas vezes ao dia. Exames e limpezas de rotina ajudam a remover a placa que se acumula nos dentes todos os dias. A maior parte dessa placa é encontrada perto da linha da gengiva, onde a maioria de nós erra ao escovar. A placa endurece ao tártaro e é isso que os higienistas dentais limpam em uma limpeza regular. Se um hábito regular de escovação dos dentes não for seguido, se você não sabe a técnica correta de escovação ou fio dental ou se você tiver uma predisposição genética para doenças gengivais, suas gengivas podem apresentar sinais de gengivite – gengivas vermelhas e inchadas que sangram facilmente quando tocadas. Se não for tratada, isso pode resultar em doença periodontal, uma infecção da gengiva e do osso que sustentam os dentes, o que pode levar à eventual perda do dente.

Como é feita?

Esse procedimento demanda algumas etapas. Veja a seguir quais são.
  • Tartarectomia
  • Primeiro, há a retirada dos tártaros. Para isso, o dentista emprega um aparelho de ultrassom e curetas para executar a raspagem do tártaro.
  • Jateamento
  • Trata-se de um jato com bicarbonato de sódio para eliminar a placa bacteriana resultante do tártaro. Além de efetuar um polimento e proteger os dentes.
  • Escovação completa
  • Em seguida, é feita uma escovação com uma escova especial, similar às versões elétricas. Junto a esse instrumento, é aplicado um creme dental específico, usado somente por dentistas.
  • Flúor
  • Por último, é aplicado o flúor. Ele visa dar os minerais necessários aos dentes, fortalecendo-os, e o frescor à boca.
  • Garante a renovação da gengiva removendo as obstruções, bactérias, placa e tártaro das raízes dos dentes. Ao remover a infecção e o tártaro, o dentista suaviza as raízes, permitindo que as gengivas se curem ao redor dos dentes.

Quais são os cuidados necessários após a limpeza profunda?

Depois do procedimento, entre as recomendações diárias, podemos citar:
  • a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia;
  • a aplicação do fio dental, com item de limpeza interdental, para eliminar totalmente a placa bacteriana;
  • bochechos diários com antisséptico bucal específico contra placa bacteriana;
  • redução de açúcar e demais alimentos nocivos aos dentes;
  • eliminação ou diminuição do tabagismo;
  • visitas regulares ao dentista.
Embora a limpeza profunda seja um procedimento odontológico relativamente simples, esperamos que você possa evitá-la com bons hábitos de higiene bucal. Mas se você precisar fazer uma limpeza profunda, saiba que é a melhor solução para remover a placa bacteriana, o tártaro e todas as bactérias da superfície das raízes dos dentes. E para se livrar das bolsas periodontais a fim de manter seus dentes e gengiva saudáveis!
Related Posts