bg 01

Laserterapia em Odontologia

Laserterapia em Odontologia
Hoje na odontologia, existem vários tipos de procedimentos novos, sempre pensando em minimizar as dores e ter os melhores resultados. Esses avanços proporcionam aos profissionais e pacientes opções mais práticas, seguras e efetivas de diagnóstico e tratamentos.  É muito comum falar-se sobre tratamento com laserterapia na área odontológica. O laser é um dispositivo que gera luz quando excitadas por fontes de energias, é uma fonte de luz com vários comprimentos de ondas, que lhe dão propriedades terapêuticas, auxiliando e complementando diversos tratamentos odontológicos. Lembrando que existem diferentes equipamentos para o tratamento de laserterapia que emitem determinado tipo de energia, desencadeando o efeito desejado sobre um tecido onde o mesmo está sendo aplicado.   A laserterapia odontológica é um procedimento que possui como base os raios laser. Apesar de usar feixes eletromagnéticos direcionados, esse tratamento não é invasivo e é bem tolerado pelos tecidos humanos. 

Como é usado? 

Existem duas modalidades de lasers utilizados em odontologia: os lasers de alta potência (para procedimentos cirúrgicos e preparos de cavidades nos dentes) e os de baixa potência (laserterapia). Na laserterapia, o laser mais utilizado é o de diodo, com comprimentos de onda no visível (vermelho) e infravermelho.  Existem inúmeros benefícios para se utilizar o laser de baixa potência no consultório odontológico. É principalmente indicado para analgesia e diminuição da inflamação. 

Como é feito o tratamento? 

O tratamento com a laserterapia odontológica é feito, geralmente, em sessões. Durante o procedimento terapêutico, o dentista direciona os feixes de luz na região pretendida e faz os movimentos recomendados para cada caso. Assim, há um estímulo à microcirculação e os tratamentos ortodônticos se tornam menos dolorosos.  A terapia pode ser realizada antes ou depois de um procedimento. Em cirurgias, por exemplo, o profissional usa o laser de alta potência. Já em tratamentos para amenização de dor, regeneração de células ou aceleração de cicatrização, o dentista usa o laser de baixa potência. A maneira como a laserterapia é utilizada pode ser adaptada para cada caso ou paciente. 

Qual vantagem? 

A laserterapia pode proporcionar um pós-operatório mais confortável, reduzindo a dor e aumentar a aceleração no processo de cicatrização. Funciona tanto para instalação de implantes ou cirurgias periodontais.  Os raios laser funcionam tanto como tratamentos diretos para diversos tipos de problemas odontológicos quanto como coadjuvantes em procedimentos específicos em casos oncológicos ou clareadores, por exemplo.  Entre os principais objetivos, estão: 
  • Ação analgésica e anti-inflamatória; 
  • Regeneração de tecidos; 
  • Cicatrização de feridas; 
  • Remoção de vírus; 
  • Descontaminação dos canais dentários; 
  • Auxílio no clareamento dental; 
  • Redução do inchaço; 
  • Revitalização de pele. 

Quais tipos? 

A escolha do tipo de laser utilizado depende do procedimento específico que o dentista deve realizar. Cada tipo de laser tem suas próprias vantagens e desvantagens, e o dentista irá escolher o mais adequado para o procedimento que está sendo realizado.  Os dois mais utilizados são: 
  • Laser de diodo: este é um tipo de laser usado principalmente para remover tecido mole, como gengivas e mucosa oral. O laser de iodo também é utilizado em clareamento dental e na remoção de manchas nos dentes. 
  • Laser de Erbium: utilizado para cortar tecidos duros, como dentes e ossos. Também pode ser usado para tratar cáries e para remover tecido mole. 

Existe alguma contraindicação para a Laserterapia? 

Sim, a Laserterapia estimula o metabolismo das células locais, por isso este tratamento não é indicado em casos em que há suspeita de tumores, por exemplo. Mas cada caso deve ser avaliado e apenas um profissional deve indicar se a laserterapia é ou não o melhor tratamento para cada paciente.  Por não envolver medicamentos e não ser invasivo, não há riscos de prejudicar os órgãos internos.  Apostar na laserterapia é uma excelente alternativa para quem quer tratamentos indolores e eficazes.  Na área odontológica, onde as regiões tratadas costumam ser sensíveis, este tipo de terapia é super indicado e comprovadamente traz resultados. 
Related Posts