Como é usado?
Existem duas modalidades de lasers utilizados em odontologia: os lasers de alta potência (para procedimentos cirúrgicos e preparos de cavidades nos dentes) e os de baixa potência (laserterapia). Na laserterapia, o laser mais utilizado é o de diodo, com comprimentos de onda no visível (vermelho) e infravermelho. Existem inúmeros benefícios para se utilizar o laser de baixa potência no consultório odontológico. É principalmente indicado para analgesia e diminuição da inflamação.Como é feito o tratamento?
O tratamento com a laserterapia odontológica é feito, geralmente, em sessões. Durante o procedimento terapêutico, o dentista direciona os feixes de luz na região pretendida e faz os movimentos recomendados para cada caso. Assim, há um estímulo à microcirculação e os tratamentos ortodônticos se tornam menos dolorosos. A terapia pode ser realizada antes ou depois de um procedimento. Em cirurgias, por exemplo, o profissional usa o laser de alta potência. Já em tratamentos para amenização de dor, regeneração de células ou aceleração de cicatrização, o dentista usa o laser de baixa potência. A maneira como a laserterapia é utilizada pode ser adaptada para cada caso ou paciente.Qual vantagem?
A laserterapia pode proporcionar um pós-operatório mais confortável, reduzindo a dor e aumentar a aceleração no processo de cicatrização. Funciona tanto para instalação de implantes ou cirurgias periodontais. Os raios laser funcionam tanto como tratamentos diretos para diversos tipos de problemas odontológicos quanto como coadjuvantes em procedimentos específicos em casos oncológicos ou clareadores, por exemplo. Entre os principais objetivos, estão:- Ação analgésica e anti-inflamatória;
- Regeneração de tecidos;
- Cicatrização de feridas;
- Remoção de vírus;
- Descontaminação dos canais dentários;
- Auxílio no clareamento dental;
- Redução do inchaço;
- Revitalização de pele.
Quais tipos?
A escolha do tipo de laser utilizado depende do procedimento específico que o dentista deve realizar. Cada tipo de laser tem suas próprias vantagens e desvantagens, e o dentista irá escolher o mais adequado para o procedimento que está sendo realizado. Os dois mais utilizados são:- Laser de diodo: este é um tipo de laser usado principalmente para remover tecido mole, como gengivas e mucosa oral. O laser de iodo também é utilizado em clareamento dental e na remoção de manchas nos dentes.
- Laser de Erbium: utilizado para cortar tecidos duros, como dentes e ossos. Também pode ser usado para tratar cáries e para remover tecido mole.