bg 01

Gengivoplastia: conheça tudo sobre o procedimento.

Gengivoplastia: conheça tudo sobre o procedimento.
Ter um belo sorriso depende não apenas da saúde e da beleza dos dentes. Também há outros fatores: tamanho proporcional entre eles, os lábios e a gengiva, que pode ser conquistado de maneira rápida e sem dor, por meio de uma cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia. 

O que é a gengivoplastia e para que serve essa cirurgia? 

A gengivoplastia é um nome dado à cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso do paciente. O processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e por meio da reconstrução do contorno desse tecido em volta dos dentes. 

Por que fazer gengivoplastia? 

Certamente, você já deve ter percebido em alguma pessoa que, ao sorrir, ela exibe uma extensão maior de gengiva. E, muitas vezes, acaba encobrindo os dentes.  A gengivoplastia é uma aliada no tratamento de diversos problemas, sejam eles funcionais ou estéticos. Se o paciente tem retrações gengivais, por exemplo, as raízes expostas podem provocar sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas, bem como perda óssea e dos dentes.   O procedimento é perfeito para tratar bolsas periodontais, evitando o acúmulo de alimentos e placa bacteriana na linha da gengiva, de modo a garantir a saúde bucal.  Na cirurgia, o dentista remodela o tecido saudável, provocando uma melhora na estética dos dentes e gengiva, bem como um menor grau de comprometimento dos dentes e estrutura óssea.  Caso o problema seja meramente estético, a gengivoplastia permite corrigi-lo definitivamente, tornando seu sorriso ainda mais bonito. Assim, o paciente consegue retomar sua autoestima. 

Como é feita a cirurgia? 

É um procedimento cirúrgico bem simples, realizado com anestesia local e com duração de meia hora aproximadamente. O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia.   Lembrando que não há cicatrizes e muito menos pontos. 

Como é o antes e depois da gengivoplastia? 

O antes de depois da gengivoplastia pode ser simulado por meio de equipamentos e tecnologia, tendo uma maior segurança e previsibilidade sobre os resultados.  Mas atenção para um detalhe importante: ainda que a simulação seja precisa, pode haver pequenas variações entre o que foi simulado e os resultados finais.  É justamente por isso que se recomenda que o paciente não espere exatamente o resultado da simulação, mas sim algo aproximado, para não frustrar suas expectativas. 

Quem não pode fazer a cirurgia? 

Por ser um procedimento relativamente simples, há poucas contraindicações para a sua realização. No entanto, é necessário ficar atento a alguns fatores que podem impedir a cirurgia. Confira: 
  • processo inflamatório na gengiva; 
  • proporção desfavorável entre a coroa e a raiz; 
  • risco de exposição de furcas; 
  • possibilidade de criação de desníveis nas margens da gengiva; 
  • casos de necessidade de deslocamento da crista óssea. 
A avaliação desses pontos só poderá ser feita por um cirurgião dentista, após a realização de exames complementares.  

Como é o pós-operatório? 

Estamos falando de uma cirurgia que não é agressiva e que não causa dor ou inchaço. Por isso, o paciente não precisa de internação, podendo voltar para a sua rotina no dia seguinte.   Mas alguns cuidados que devem ser tomados, como: 
  • evitar fazer esforços físicos, exposição ao sol, fumar e ingerir bebidas alcoólicas nos primeiro sete dias; 
  • a alimentação precisa ser composta de alimento leves e evitando comidas quentes, de consistência pastosa ou sólida; 
  • usar a medicação recomendada para o pós-operatório; 
  • fazer a higiene bucal conforme indicação do dentista. 
As limitações em um procedimento de remoção de gengiva têm a ver com o quanto de escultura podemos fazer. Há uma certa quantidade de tecido gengival necessário em torno de seus dentes, a fim de ter um equilíbrio saudável. A melhor maneira de descobrir se podemos consertar seu sorriso é agendar uma consulta com nossa equipe. 
Related Posts